E-Wave
Começou por ser o projeto para uma unidade curricular mas acabou por ser selecionado para o Programa de Apoio ao empreendedorismo Cultural e Criativo, 2022 pelo _ARTERIA_LAB.
O E-Wave é o Skate Elétrico que combina a versatilidade e diversão do Waveboard com o poder de um skate elétrico convencional.
É ágil, capaz de fazer curvas apertadas, graças à roda de rodízio, também acaba por ser mais estável que um waveboard.






Primeiros modelos 3D


Projeto apresentado no pitch do concurso.



A prancha de bambu tem um formato que ajuda o pé a encontrar o sitío certo com facilidade e não soltar tração, a inclinação de 25º na traseira é o que permite controlar a roda de rodízio. O skateboard está equipado com baterias no centro e motores de correia dupla nos trucks dianteiros, que são controlados com um comando sem fio.



Os primeiros proof of concepts, foram feitos a partir de outros skateboards modificando algumas partes.
Ajudaram-me a perceber que a única opção viável seria a roda de de rodizio na parte de traz e não na frente.
Também provaram a agilidade e potencial do design.


Voltei a redesenhar a prancha com base nas recentes conclusões e comecei a desenvolver os compartimentos para os componentes eletrónicos.




Compartimento do VESC

Compartimento da bateria

Foot Holder

Molde da prancha


Impressão 3D do VESC e Foot Holder

Bateria 10S4P - 42V
Depois de algumas tentativas falhadas consegui fazer a primeira tábua, com um molde de Isolamento XPS, saco a vácuo e grampos. A tábua foi feita com 3 camadas de bambu de 3mm, cola branca, fibra de vidro e resina epoxy.





Para testar os componentes elétricos e até mesmo aprender a andar num skate elétrico, decidi primeiro fazer uma versão de longboard comum. Assim tinha um ponto de comparação para por contra o futuro design.
Desenhei também uma versão Off-Road e uma versão do original mais longa, até chegar á final.




Molde e desenho final


